O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) decidiu, por unanimidade, dar provimento a um recurso eleitoral que contesta a extinção de uma representação por arrecadação e gastos ilícitos na campanha do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil). A decisão, proferida na sessão desta segunda-feira (16), atende a um recurso interposto pela coligação encabeçada pelo candidato Jhony Bezerra (PSB).
Com o julgamento, o TRE anulou a sentença anterior – que havia indeferido a ação – e determinou o retorno do processo à instância de origem para que a representação seja devidamente instruída. O entendimento da Corte foi de que houve um erro por parte do juiz eleitoral de primeira instância, que extinguiu prematuramente a ação sem analisar o mérito das denúncias apresentadas.
A representação investiga supostas irregularidades na arrecadação e nos gastos da campanha eleitoral de 2024, que culminaram na reprovação das contas de Bruno Cunha Lima pela Justiça Eleitoral.
A partir da nova decisão do TRE-PB, o caso volta a tramitar para uma apuração detalhada dos fatos e a identificação de eventuais responsabilidades. A reabertura dessa ação reacende o debate sobre a lisura da campanha que elegeu o atual prefeito da segunda maior cidade da Paraíba, trazendo novamente os holofotes para as finanças eleitorais do pleito passado.
Quer receber todas as notícias em primeira mão do Portal no Instagram? Clique no link abaixo:
https://www.instagram.com/portalnoticiaverdade?igsh=d3R0Nmtuc2t0eXl5
Mín. 21° Máx. 26°