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Secretaria de Participação Popular realiza primeiro ciclo de capacitação

Com essa iniciativa, a Secretaria reafirma seu compromisso com a escuta ativa, o respeito à diversidade e a construção coletiva de políticas públicas mais inclusivas e representativas

05/06/2025 às 02h25
Por: Cledyson Fernandes
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Foto: Giulyana Brandão
Foto: Giulyana Brandão

A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) inicia, nesta quinta-feira (5), o primeiro ciclo de capacitação voltado para toda a equipe da pasta. A formação se estenderá até o dia 31 de julho e contará com uma programação temática diversificada, abordando temas essenciais para o fortalecimento do diálogo com a sociedade.

Com essa iniciativa, a Secretaria reafirma seu compromisso com a escuta ativa, o respeito à diversidade e a construção coletiva de políticas públicas mais inclusivas e representativas.

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Durante o ciclo, os servidores participarão de atividades voltadas à compreensão e à atuação em áreas fundamentais como: Meio Ambiente, População Idosa, Pessoas com Deficiência (PCDs), Mulheres, Povos Originários, LGBTQIAPN+, Direitos Humanos, Juventudes, Cultura, Esporte e Diversidade Religiosa.

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De acordo com o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, a capacitação representa um passo importante para o aprimoramento das políticas públicas e do atendimento à população.

“Esse processo de capacitação é muito importante, pois estamos qualificando nossos servidores para que eles possam dialogar com todos os segmentos da nossa sociedade. Isso faz com que nossa equipe se torne cada vez mais preparada para a mediação de conflitos e, ao mesmo tempo, para que possamos auxiliar na construção de políticas públicas conjuntamente com esses segmentos. Esse é o compromisso da Secretaria da Participação Popular”, ressaltou o secretário.

A proposta do ciclo de formação foi desenvolvida pela Diretoria de Projetos e Capacitação da SEPP, com foco em ampliar a visão crítica e a escuta ativa dos servidores frente aos temas que, muitas vezes, são marginalizados nos debates públicos.

Segundo o diretor de Projetos e Capacitação, Ronaldo Leão, o objetivo é fomentar o conhecimento e a sensibilidade da equipe técnica sobre pautas que nem sempre recebem a devida atenção nos processos de escuta da população.

“A ideia de fazer o ciclo de capacitação em alguns eixos temáticos parte da necessidade de qualificar a equipe para debater com a sociedade. Quando se trata de consulta pública, geralmente são priorizados grandes eixos como saúde, educação, habitação e segurança. Outros temas, como meio ambiente, LGBTQIAPN+, povos originários e políticas públicas para mulheres, acabam ficando em segundo plano e não sendo debatidos com a profundidade necessária. A proposta do ciclo é justamente conscientizar nossa equipe sobre essas pautas e como dialogar com a população”, destacou Ronaldo Leão.

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