No último fim de semana, mais de 100 pessoas sofreram queimaduras causadas por animais marinhos, como caravelas e águas-vivas, nas praias de João Pessoa. O número elevado de ocorrências chamou a atenção dos órgãos de segurança e reforçou a necessidade de orientações para banhistas e turistas que frequentam a região.
De acordo com o capitão Athayde, do Corpo de Bombeiros, é fundamental que as vítimas busquem imediatamente o posto de salva-vidas mais próximo em caso de acidente. “No verão, é muito comum essas ocorrências envolvendo animais marinhos. Então, caso aconteça uma situação dessas, a primeira situação é manter a calma, sair da água e procurar o posto de guarda-vidas mais próximo”, explicou.
Os militares que atuam nos postos de salvamento possuem vinagre, substância recomendada para o tratamento inicial das queimaduras. O capitão explicou, ainda, que o vinagre deve ser aplicado no local afetado, sem esfregar, para aliviar a dor. Além disso, reforçou que não se deve usar água doce ou qualquer outro produto, apenas vinagre ou água do mar.
Caso a dor persista ou surjam reações mais graves, como vermelhidão intensa ou processos alérgicos, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Com G1 PB
Quer receber todas as notícias em primeira mão do Portal no Instagram? Clique no link abaixo:
https://www.instagram.com/portalnoticiaverdade?igsh=d3R0Nmtuc2t0eXl5
Mín. 23° Máx. 30°