O atacante Paul Henry, do Botafogo-PB, foi alvo de injúria racial após a partida de estreia do clube na temporada 2025, contra o Maranhão, pela pré-Copa do Nordeste, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O ato racista ocorreu nas redes sociais do atleta.
O agressor, identificado como Anderson Targino, respondeu a um storie publicado no perfil oficial do clube, que havia sido republicado por Paul Henry. Nos comentários, Anderson proferiu ofensas como: “Por isso tu é pobre, preto miz***”, além de criticar o desempenho do atleta em campo, afirmando que ele “ainda é ruim”.
A injúria racial, prevista no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, é considerada um crime grave e pode acarretar pena de reclusão de um a três anos, além de multa.
Confira nota do Botafogo-PB
“NOTA DE REPÚDIO
O Botafogo Futebol Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo sofrido pelo atleta Paul Henry, na noite do último sábado (4), após a vitória sobre o Maranhão-MA, no Estádio Almeidão.
A injúria ocorreu nas redes sociais do atleta, onde o agressor identificado como Anderson Targino, respondeu a um storie publicado no perfil oficial do clube, que foi republicado por Paul Henry. Nos comentários, Anderson proferiu ofensas e criticou o desempenho do jogador na partida.
O Botafogo Futebol Clube tem orgulho de ser um cube inclusivo, de torcedores e jogadores pretos, brancos, pobres, mestiços e até estrangeiros, da mesma forma que tem repulsão aos que praticam ato de racismo e aporofobia.
O Clube dará total suporte ao atleta Paul Henry, e reitera mais uma vez repúdio a todo e qualquer ato de discriminação. Por fim, o Clube pede aos órgãos competentes que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para identificar e punir o responsável, garantindo que casos futuros como esse sejam cada vez mais escassos.”
Com Portal Correio
Quer receber todas as notícias em primeira mão do Portal Notícia Verdade no Instagram? Clique no link abaixo:
https://www.instagram.com/portalnoticiaverdade?igsh=d3R0Nmtuc2t0eXl5
Mín. 26° Máx. 29°