Olá, queridos (as) leitores (as) do Portal Notícia Verdade.
A Coluna 'Papo com a Nutri' desta semana eu, Giza Araújo, venho trazer um assunto necessário e super importante: a suplementação na terceira. Você, que é idoso ou conhece alguém que esteja nessa melhor fase da vida, indique esta matéria par alguém que precise dessas super dicas.
A preocupação sobre como fortalecer o sistema imunológico de idosos aumentou com a disseminação do coronavírus, já que a terceira idade é o principal grupo de risco para desenvolver complicações graves. Na verdade, qualquer doença é mais preocupante em idosos, pois envelhecer representa um declínio da função imune, aumentando assim, a propensão de câncer, infecções e doenças auto-imunes, por exemplo.
A suplementação alimentar pode ser uma alternativa para ajudar idosos a manterem uma alimentação saudável e uma longevidade mais plena. A capacidade de absorção de nutrientes diminui com o passar dos anos, e a suplementação pode ajudar a repor vitaminas e minerais.
A necessidade de suplementação deve ser avaliada individualmente por um profissional de saúde, que também definirá qual é o melhor suplemento e as quantidades a consumir.
Alguns suplementos que podem ser indicados para idosos incluem:
Whey protein, Cálcio, Magnésio, Ômega-3, Fibras, Creatina, Luteína e zeaxantina.
A vitamina A é importante para a saúde ocular e da pele dos idosos. As fibras alimentares são essenciais para a saúde digestiva e podem ajudar a prevenir a constipação.
A suplementação pode ser especialmente importante para idosos com demência, problemas de mastigação ou deglutição.
Alguns sinais de carência de vitaminas e minerais incluem:
Fraqueza;
Anemia;
Atrofia de mucosas, como a língua lisa;
Diarreia
O tratamento para carência de vitaminas e minerais é rápido e pode ser feito através da alimentação ou de suplementação.
Mín. 26° Máx. 29°