Quando falamos de anemia logo imaginamos uma possível deficiência de ferro no organismo. Hoje falarei um pouco das duas anemias mais comuns: a anemia megaloblastica desenvolvida a partir da deficiência da vitamina B12 e da anemia ferropriva desenvolvida a partir da deficiência do ferro.
Para prevenção e tratamento da anemia ferropriva deve-se adotar uma dieta rica em ferro, que podemos encontrar nas lentilhas, feijão, beterraba, vegetais com folhas verdes escuras como a couve, espinafre, brócolis, entre outros.
Uma dica importante é que para nosso organismo melhor absorver o ferro, recomenda-se que seja ingerido junto com algum alimento rico em vitamina C, como por exemplo: uma laranja, acerola, limão ou uma fatia de abacaxi. Podemos identificar o quadro de anemia através de exames laboratoriais de sangue. Alguns sintomas de quem tem anemia ferropriva são: Falta de ar, fadiga, cansaço extremo, queda de cabelo entre outros.
Agora voltando a falar da anemia megaloblástica, causada pela deficiência da vitamina B12 no organismo, sua melhora também consiste na adoção de uma rotina alimentar saudável e equilibrado, priorizando a preferência em alimentos ricos em vitamina B12, como peixes, queijos, leite, levedura de cerveja, etc...
Alguns sintomas da anemia megaloblastica são semelhantes aos da anemia ferropriva. Por isso é importante que o indivíduo faça os exames laboratoriais corretos para a identificação do tipo de anemia. Alguns sintomas são: palidez, cansaço excessivo, fadiga, queda de cabelo, perda de apetite e peso, formigamento nas mãos e pés, alterações intestinais, entre outros.
Equilibrando a alimentação ou fazendo a suplementação com a dosagem correta, logo os sintomas desaparecem e o quadro de anemia é revertido.
Mín. 22° Máx. 28°